Psicologia aplicada a comunicação
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA Á COMUNICAÇÃO
PROFESSOR: ARNALDO TELLES FERREIRA
ACADÊMICA: CAROLINE ALVES
MEMORIAL DESCRITIVO
Conhecimento é o ato de entender uma determinada idéia. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios, procedimentos e outros. Para falar de conhecimento, é necessário falar sobre dados e informações, dados é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.
O conhecimento é dividido em uma série de categorias: conhecimento sensorial, que é o conhecimento comum entre seres humanos e animais, conhecimento intelectual que é o raciocínio; pensamento do ser humano, conhecimento popular, que é a forma de conhecimento de uma determinada cultura, conhecimento científico que são análises baseadas em provas, conhecimento filosófico que está ligada à construção de idéias e conceitos, conhecimento teológico que é o conhecimento adquirido a partir da fé, e muitos outros.
Conhecimento científico é um conhecimento real porque lida com fatos. Já o conhecimento empírico, é aquele que adquirimos no decorrer do dia, é feito por meio de tentativas e erros numa junção de idéias.
"O verdadeiro e o falso são atributos da linguagem, não das coisas. E onde não há linguagem, não há verdade nem falsidade." Thomas Hobbes.
O Método Positivista
O método do positivismo de Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, O Positivismo nega à ciência qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível.
A ideia-chave do Positivismo Comteano é a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é,