Psico
Olga Maria Bastos
Ssuely ferrira Deslandes
Pesquisa bibliograficas foram feitas com o objeitivo de buscar informações diferenciadas com base em dados nacionais e estrangeiro com o intuito de analisar o que existe de polemica e consenso neste assunto abordado.
Houve uma seleçãoo e apenas artigos foram selecionados devido a maior circulação no mundo acadêmico e profissional. e acordo com o medline houve cerca de 3.201 referncia com a utilização da palavra-chave “retardo mental e adolescência”. Houve nomeações diversificadas para se envolver neste assunto, porém a nomenclatura '' pessoas com deficiência mental” foi a utilizada já que a mesma coincide com a sugestão dada por Gonffman, onde as pessoa que porta está deficiencia devem ser chamada da maneira que elas ou alguém responsavel julquem conveniente.
Resultados e Discussão
Adolescer com deficiência mental e as implicações familiares
Existe inumeras definições para adolescente, mas todos segue um mesmo raciocinio, ou seja, este é um processo de crecismento e desenvolvimento no qual o corpo do ser humano se encontra em um processo de modificações. Além disso, está fase é aonde eles começam novas relações, começam a ter uma visão diferente mundando assim sua maneira de se comportar e pensar, que serão responsaveis por redefinições na su própria identidade e sua participação na sociedade. (Mandú,2001)
O comportamento da família pode ter um fator positivo ou negativo para o desenvolimeneto, pois as atitudes famíliar interfere no processo de inclusão e na maneira em quem eles vão lidar com a discriminação. É de grande responsabilidade dos pais que proporcione a interação dos seu filhos em grupos sociais, uma vez que pessoas portadora de deficiencia possui algumas limitações e podem apresentar poucas habilidades e dificuldades de se separar dos pais e fazer novos amigos. (NÉRI ET AL., 2003).
Uma das literatura pesquisada apresenta que