psico
Quando todas essas estruturas funcionam corretamente, o movimento no quadril é feito sem que você perceba e principalmente, sem dor. Isto ocorre porque o contato se faz na cartilagem que não apresenta inervação.
A DOR:
Quando a cartilagem sofre algum tipo de deterioração, os ossos do fêmur (cabeça do fêmur) e da bacia (acetábulo) passam a ter um contato direto – osso‐osso, e como os ossos são inervados, desencadeiam um processo doloroso e aparece a dificuldade na realização do movimento do quadril. Essa diminuição no movimento é chamada de limitação do movimento, a qual interfere na realização das atividades rotineiras (a dor possui caráter progressivo e limitante) ARTROSE OU OSTEOARTROSE: É a degeneração progressiva dos tecidos que compõem as articulações com instalação progressiva da dor, deformação e a limitação dos movimentos. Ocorre, portanto uma diminuição do espaço articular por causa da perda cartilaginosa na área de maior suporte de carga. Podemos ainda considerar a artrose como uma falência da estrutura articular, dirigida na maioria das vezes por fatores mecânicos.
A CIRURGIA: O principal fator a ser considerado é a dor, ou seja, a intensidade da dor, assim como outros fatores como os graus de