psico
Skinner, pai do Behaviorismo Radical e inventor da caixa de Skinner
A caixa de Skinner consiste em uma caixa de vidro, com dispositivos para acionamento de água, luz e em alguns modelos é possível emitir "choques" nos ratos da raça Wistar e em pombos, que são usados para experimentos sobre comportamentos e aprendizagem em animais, da qual é chamado de Análise Experimental, dentro do Behaviorismo.
Esta caixa é um invento do cientista Burrhus Frederic Skinner, um dos principais teóricos em Psicologia. Além de ser o principal rival do Sigmund Freud e da sua teória, a Psicanálise. Da qual seus experimentos até os dias de hoje são reproduzidos a mais de 60 anos, que consiste em privar um rato de água por dois dias, para que este acione uma barra no interior da caixa experimental para acabar com a sua sede.
[editar]Estrutura e funcionamento da caixa
Caixa de Skinner, inspirada nos campos de concentração de Auschwitz...
A caixa de Moreno consiste em uma estrutura de vidro, onde um rato é inserido para realizar experimentos de pressão à barra para acionamento de água, na qual a sua iluminação, alimentação e quantidade de água é controlada pelo experimentador. Trata-se de um dispositivo amplamente utilizado nos cursos de graduação em Psicologia, na qual os professores utilizam este recurso para associar o aprendizado do comportamento humano a partir do comportamento animal (e vice-versa). Na qual cabe aos estudantes analisar a influência do ambiente sobre o repertório de aprendizagem e comportamento das pessoas. Mas na verdade tudo o que esse experimento faz é direcionar os estudantes para a Psicanálise. Sem contar que este experimento é realizado a mais de 60 anos repetidamente, assemelhando-se ao ato de atirar um graveto par um cachorro pegar.
[editar]História da caixa de Skinner
Tudo começou pelo fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov, em 1800 e pedra lascada, na qual tratava-se de um velhote gagá que passou mais