PSICNÁLISE – MECANISMO DE DEFESA – INTREPRETAÇÕES DE SONHOS -ATOS FALHOS
5354 palavras
22 páginas
ICEC – INSTITUTO CUIABANO DE ENSINO E CULTURALAYANE DOS SANTOS MATOS
PSICNÁLISE – MECANISMO DE DEFESA – INTREPRETAÇÕES DE SONHOS -ATOS FALHOS
CUIABÁ – MT
2013
LAYANE DOS SANTOS MATOS
PSICNÁLISE – MECANISMO DE DEFESA – INTREPRETAÇÕES DE SONHOS -ATOS FALHOS
Trabalho realizado por exigência da disciplina de........... do curso de......, sob orientação do professor........
CUIABÁ – MT
2013
INTRODUÇÃO
Todas as pessoas possui inquietações com relação à maneira pela qual se relaciona consigo mesma e com o ambiente ao seu redor. Pensando nisso, é muito importante conhecermos as nossas próprias necessidades, as causas dos nossos conflitos e os fatores que condicionam a nossa vida. Para isso, é preciso um método que nos auxilie na compreensão de nosso interior e das pessoas que nos são próximas. A Psicanálise é uma alternativa para isto.
Criada for Sigmund Freud que estuda o inconsciente. O objetivo da psicanálise é localizar o significado inconsciente das ações, palavras, dos sonhos, dos delírios e das fantasias de uma determinada pessoa.
1. PSICANÁLISE
A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos. Conversando com os pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da inaceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e suas fantasias de natureza sexual.
O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de interesse, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família. Geralmente, o analista simplesmente escuta, fazendo