Psicanálise
Caracteriza-se como uma corrente da psicologia que busca o fundamento oculto dos comportamentos e processos mentais, com o objetivo de descobrir e resolver os conflitos intra-psiquicos geradores de sofrimento psíquico.
Trata-se ao mesmo tempo de uma disciplina científica que visa descobrir e mapear as estruturas da psique e de um método terapêutico, numa relação profunda entre terapeuta e paciente.
Freud estruturou o método psicanalítico, mas teve influências de Charcot e Brewer.
Freud defende que há uma sexualidade infantil, que o psiquismo humano se forma a partir dos conflitos, que desde o nascimento, confrontam os instintos sexuais (a libido) e a realidade.
Outra descoberta de Freud, é que nossa mente consciente, não controla todos os nossos comportamentos. Mesmo nossos atos voluntários, estão dependentes de uma fonte motivacional inconsciente.
A descoberta do inconsciente trouxe uma revolução à psicologia e a forma como esta encara o ser humano.
A nossa infância “persegue-nos” ao longo de toda a nossa vida, uma vez que é nesse período que a nossa personalidade se desenvolve. Ao longo da infância o inconsciente vai dividir-se e dar origem às outras instâncias da Psique. Por isso passamos por períodos de crise, de ruptura e de reconfiguração das nossas estruturas psíquicas. Por esta razão estamos sujeitos a traumas e a conflitos intra-psíquicos que ficam guardados no inconsciente e marcam a forma como nos relacionamos conosco mesmos e com os outros.
O Inconsciente corresponde aos conteúdos instintivos, hereditários da mente, bem como aos conteúdos recalcados ao longo da história de vida do indivíduo.
O inconsciente não esquece nada, todos os incidentes da história do individuo ficam retidos e guardam a mesma força e vivacidade do momento em que foram vividos.
Estruturada Psique:
O Consciente corresponde à dimensão racional da Psique. Ao nível do Consciente tomamos conhecimento da realidade exterior e, também, dos nossos conteúdos