Psicanálise
TERMINAL DO AXONIO ( TERMINAL DE TRANSMISSÃO)
IRRATIBILIDADE- ( RECEBE) propriedade de ser sensível a um estimulo,permite a uma célula detectar as modificações do meio ambiente.
CONDUTIBILIDADE ( CONDUZIR) – reação a um determinado estimulo dando origem a um impulso que é conduzido através do protoplasma determinado uma resposta em outra parte d celular.
CONTRATILIDADE- ( RESPONDE) resposta a partir de um encurtamento da célula,visando fugir de um estimulo nocivo. NEURONIOS AFERENTES: Recebem o estimulo. Trazem impulso a uma determinada área do sistema nervoso. NEURONIOS EFERENTES: conduz a informação p/ a celular responsável pela resposta. PORTANTO, AFERENTE SE REFERE AO QUE ENTRA, E EFERENTE AO QUE SAI DE UMA DETERMINADA AREA SISTEMA NERVOSO. SINAPSES: são as regiões de comunicações entre os neurônios ou mesmo entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares , é tipo uma ponte, sem se encostarem. SINAPSES NERVOSAS: são pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio p/ o seguinte por meio de mediadores chamados de neurotransmissores. AS SINAPSES OCORREM NO CONTATO DAS TERMINAÇES NERVOSAS ( AXONIOS COM OS DENDRITOS) . O ESPAÇO ENTRE ELAS CHAMA-SE FENDA SINÁPTICA. A conexão do neurônio sensitivo com o neurônio motor no exemplo da minhoca se faz através de uma sinapse loc alizada no gânglio, exemplo clássico de ARCO REFLEXO SIMPLES. ARCO REFLEXO SIMPLES: Dispositivos constituído por um neurônio aferente com seu receptor,um centro onde ocorre as sinapse e um neurônio eferente que se liga ao efetuador, no caso os músculos. ESTE ARCO FREFLEXO É INTRA-SEGMENTAR, POIS A CONEXAO ENTRE O NEURONIO AFERENTE E O EFERENTE ENVOLVE APENAS UM SEGMENTO. NEURONIO DE ASSOCIAÇAO: É um terceiro tipo de neurônio, que faz a associação de um segmento com outro. ASSIM, O ESTIMULO APLICADO EM UM SEGMENTO DÁ ORIGEM A UM IMPULSO QUE É CONDUZIDO PELO NEURONIO