Pré- SAL
Também conhecido como Subsal ou Camada Pré-sal ,que no entanto é um gigantesco reservatório de Petróleo e Gás Natural ,localizados dentre Rochas abaixo da camada de sal no leito marinho.
Na Geologia
O Pré-Sal Brasileiro é um grande marco na geologia nacional dos últimos anos.
É uma nomenclatura que se refere aos estudos do conjunto de reservatórios petrolíferos encontrado sobre uma profunda camada de Rocha Salina que forma uma das varias camadas rochosas do subsolo marinho.
Termo Pré-sal (Temporalidade ou Profundidade.)
(É que muitas pessoas acreditam que esse termo Pré-sal é devido às reservas de Petróleo estar localizada antes da camada de sal e pela sua profundidade, mas apesar de dar esse intuito a principio)
Na geologia o termo “PRÈ” de Pré-sal, significa temporalidade geológica e não a profundidade ou localização.
Origem
Há aproximadamente 130 a 140 milhões de anos, houve o inicio da separação dos continentes, os atuais África e América do Sul, na qual formou hoje o Atlântico Sul.
Com isso, no inicio formavam vários mares rasos e áreas semi-pantanosa, onde proliferavam algas, bactérias e microrganismos que se depositavam no leito marinho em forma de sedimentos, e misturando a outros sedimentos como areia e sal, formando camada de Rochas impregnadas de matéria orgânica, que deram origem as rochas geradoras. À partir delas o petróleo migrou para cima e ficou aprisionado nas rochas reservatórios de onde hoje é extraído o petróleo.
Ao longo de milhares de ano ocorreram varias oscilações no nível dos oceanos, que formaram as camadas de sedimentos salinos, geralmente acumulado pela evaporação de agua desses mares rasos. Depois estas camadas de sal voltaram a serem soterrados pelo oceano e por novas camadas de sedimentos. Aí os microrganismos sedimentados no fundo do oceano, soterrados sob pressão e com oxigenação reduzida degradaram-se muito lentamente e com o passar do tempo transformaram em petróleo, que é encontrado atualmente no litoral do Brasil.