Pré sal
Pré-sal
Alunas: Bárbara Sabino Francyara Carmen
1° Comércio “A”
Carpina 26 de novembro
De 2013
Introdução
O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. Compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros e tem esse nome porque se formou antes da outra rocha de camada salina.
Pré-sal
Essa camada subterrânea é chamada de pré-sal, em razão do tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo do pré-sal, se formou antes da outra rocha de camada salina, e foi encoberta por esta, milhões de anos depois. Para extrair o óleo da camada pré-sal, é necessário ultrapassar uma lâmina de água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal.
Recentemente em novembro de 2010 comunicou-se que haveria em Tupi, reservas gigantescas desse óleo – a estimativa é entre cinco bilhões a oito bilhões de barris de petróleo. Essa riqueza do pré-sal não se restringe a Tupi A reserva de petróleo sob a camada de sal no subsolo oceânico estende-se por 800 quilômetros, indo de santa Catarina ao Espirito Santo. A importância dessa descoberta está relacionada ao potencial de produção que o país poderá atingir. As reservas comprovadas de petróleo no Brasil são de 11,19 bilhões de barris. A intenção da Petrobras é alcançar a produção diária de um milhão de barris de petróleo em 2017.
Para alcançar e dimensionar a acumulação de óleo e gás, a Petrobras bateu recordes de perfuração, chegando a mais de 7.000 metros abaixo da linha d’agua, ultrapassando uma espessa barreira de sal, tendo investido para isso mais de três bilhões de reais.
De acordo com a atual Lei do Petróleo, as áreas de exploração serão leiloadas entre diversas empresas nacionais e estrangeiras. As que derem o maior lance poderão procurar