pré relartorio massa específica e densidade dos liquidos
927 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPBCENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
PRÉ-RELATÓRIO 1
JULIANA MARIA SVENDSEN MEDEIROS
Campina Grande
03/09/2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DOCENTE: DAUCI PINHEIRO RODRIGUES
COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
Campina Grande
03/09/2014
PRÉ-RELATÓRIO 1
01. Defina massa específica e densidade relativa.
R.: Considerando um corpo de massa m e volume V pode-se, matematicamente, definir a densidade desse corpo através da seguinte relação:
, sendo V é o volume total do corpo, seja ele maciço ou oco.
Caso o corpo analisado seja maciço e homogêneo, como, por exemplo, um cubo de metal, ou um tijolo, a densidade pode ser chamada de massa específica – sendo representada pela letra grega mi (µ) – do material do qual é feito o corpo.
Embora a equação para o cálculo da densidade (d) de um objeto seja igual à equação da massa específica, deve-se prestar atenção ao fato de que a massa específica de uma substância não é necessariamente igual à densidade de um corpo; elas podem se diferenciar quando o corpo não é maciço, ou seja, se o objeto possui espaços vazios em seu interior, ele ocupa volume maior do que ocuparia se fosse compacto. Densidade relativa, por sua vez, nada mais é do que a razão entra a densidade de uma substância e a de outra, tomada como padrão. A densidade relativa da substância X em relação à substância Y (µXY) é um número puro, cujo valor independe do sistema internacional de unidade escolhido para medir as duas densidades absolutas, desde que as duas sejam medidas no mesmo sistema de unidades.
02. Qual a unidade de massa específica no sistema internacional e qual unidade geralmente utilizada no estudo de soluções aquosas?
R.: No Sistema Internacional de Unidades, utiliza-se kg/m3, mas frequentemente