PRÉ PROJETO
PRÉ-PROJETO:
A IMPORTÃNCIA DA BIOSSEGURANÇA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO E CONSEQUÊNTE CONTAMINAÇÃO PELO VIRUS HIV / AIDS
VALPARAÍSO DE GOIÁS – GO
2010/1º
1 – INTRODUÇÃO
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi identificada pela primeira vez em 1981. A partir desta época a epidemiologia da AIDS passou a relacionar essa doença a uma possível transmissão por um agente infeccioso, até a identificação do retrovírus que a causava (Montagnier et al., 1983).
De acordo com Valle & Teixeira (1998) biossegurança é conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
A maioria dos acidentes envolvendo profissionais em âmbito laboratorial é decorrente do desconhecimento e da negligencia às normas de segurança.
A exposição ocupacional a material biológico representa um risco para os trabalhadores das instituições de saúde devido à possibilidade de transmissão de patógenos. As conseqüências dessa exposição podem afetar diretamente os trabalhadores, atingindo-os em seus aspectos físico e psicológico e ainda pode repercutir nas relações familiares e sociais (MARZIALE, 2003)
As principais causas de acidentes são: descuido, imprudência, cansaço físico, falta de esclarecimento sobre biossegurança para os profissionais, estresse emocional e falta de condições ideais de trabalho. (Junior; 2000)
Segundo Junior (2000) após o acidente, os profissionais ficam com medo de contaminação no trabalho, aumentam a precaução e preocupação com a equipe.
Devido ao grande número de acidentes envolvendo profissionais de laboratório e material biológico é importante trabalhar na prevenção dos mesmos através de treinamentos e reciclagem sobre