Pré-projeto tcc
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Oficina de Serviço Social III A - 6ser056
Orientadora: Profª. Márcia Sgarbieiro
Londrina, PR
2014
Tema: Política de Assistência Social.
Título: Serviços de Acolhimentos Institucionais a População em Situação de Rua em Londrina: Uma Interpretação dos Profissionais.
JUSTIFICATIVA Em janeiro de 2014 comecei meu estagio não obrigatório, com carga horária de 20 horas semanais, na Central de Atendimentos ao Cidadão do Ministério Publico de Londrina – PR. Essa central foi inaugurada dia 4 de Abril de 2010 e desde então conta com uma assistente social concursada. A central é subordinada a 24º promotoria de Direitos Humanos, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador, cujo responsável é o promotor de justiça Dr. Paulo Cesar Vieira Tavares. A 24º promotoria de justiça declarou apoio a movimentos sociais, especificadamente ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), com isso, disponibilizou que as reuniões do MNPR – Núcleo de Londrina acontecessem semanalmente na sala de reuniões da Central de Atendimentos ao Cidadão do Ministério Publico de Londrina.
Nesse sentido, meu interesse pelo tema partiu do contato direto com esta população no campo de estagio e por observar, pelas ruas da cidade de Londrina, a vulnerabilidade social em que elas se encontram. Tornou-se claro que são sujeitos que sofreram uma ruptura dos vínculos familiares e/ou fragilização/rompimentos dos mesmos. Através da participação nas reuniões semanais do MNPR, e também das demandas trazidas pelos mesmos até o campo de estagio, nasceu uma reflexão sobre tudo que eles traziam; sobre o preconceito que sofrem pela sociedade, pela violência física ao qual estão vulneráveis pela situação de rua, pelos direitos que lhe são