Pré História
Período da pré-história que vai de cerca de 2,5 milhões AEC, quando os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, até cerca de 10.000 AEC
Período neolítico É o nome do período que vai aproximadamente do décimo milênio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao terceiro milênio a.C.(3000 a.C.), dando lugar a Idade dos Metais.
Pedra Lascada Esse período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas, como machados, lanças, cajados, facas e outros objetos de pedra, como ossos e madeira.
Pedra Polida
Foi a fase da pré-história que ocorreu entre 12 mil e 4 mil a.C. O início deste período é marcado com o fim das glaciações (época em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria.
Nomadismo
O nomadismo consiste em uma prática onde um homem ou grupos humanos vagueiam por diferentes territórios. Nesse processo de locomoção pelo espaço, essas comunidades utilizam-se dos recursos oferecidos pela natureza até esses se esgotarem. Com o fim desses recursos, esses grupos se deslocam até encontrarem outra região que ofereça as condições necessárias para a sobrevivência.
Sedentarismo É um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para o permanente. Na transição para o sedentarismo, as populações seminômades possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano.
Caça
A caça é a prática de perseguir animais, selvagens ou assilvestrados, para fins alimentares, para entretenimento, defesa de bens, populações e atividades agrícolas ou com fins comerciais.
Coleta de Raízes
Os povos primários coletavam raízes para serem usadas quando não pudessem caçar, pescar ou colher frutos nas florestas.
Pesca É a extração de organismos aquáticos, do meio onde se desenvolveram para diversos fins, tais como a alimentação, arecreação (pesca recreativa ou