Prè projeto
O Fordismo tinha como objetivos a ampliação da produção em um menor espeço de tempo e dos lucros através da exploração da força de trabalho dos operários o padrão produtivo, teve como exigência a quebra da resistência dos trabalhadores qualificados em relação aos métodos industriais, tendo em vista a intensidade do trabalho Fabril.
Com o decorrer, teve uma formação de novos quadros técnicos para diversas funções intelectuais de organização da produção administração, planejamento, gerência e supervisão e da cultura uma nova concepção de mundo que impulsionaram a profissão do Assistente Social.
Os Assistentes Sociais entraram em um processo de constituição, visando e analisando os trabalhadores se os mesmos correspondem ás necessidades e expectativas da força de trabalho, eram analisados em seus lares tendo a certeza da produção de massa e se tinham o tipo certo de probidade moral de vida, familiar e de capacidade.
A institucionalização do Serviço social como Profissão na referida Sociedade revela o seu enraizamento nas práticas sociais pré-capitalistas, onde deitam raízes antes mesmo da idade média como forma de ajuda aos pobres, o capital,via assistente social, busca ao mesmo tempo neutralizar as manifestações dessa classe em defesa de seus interesses , ás necessidades do capital requisitava a profissionalização nesse campo interventivo.
O Serviço Social tem uma forma predominante na atividade e sua função pedagógica no conjunto de relações sociais.
O surgimento do Intelectual orgânico como parte do processo de constituição histórica das classes sociais como classes pare si, os intelectuais são criadores e difusores das