Práticas gerenciais de empresas brasileiras
A partir da análise dos dados coletados, é apresentado um conjunto de práticas gerenciais inovadoras quanto à ética e responsabilidade socioambiental, que visam proporcionar maior sustentabilidade às empresas construtoras e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e demais partes envolvidas em seus empreendimentos. ÉTICA
A ética empresarial compreende os princípios e padrões que orientam o comportamento do mundo dos negócios. O comportamento ético da organização é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela empresa. Para Ferrel et al (2001, p. 7), não há responsabilidade social sem ética nos negócios, e é fundamental haver coerência entre ação e discurso.
“A ética trata dos valores internos que são parte da cultura organizacional e molda decisões referentes à responsabilidade social com respeito ao ambiente externo. Já a responsabilidade social é a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização”. (JONES, 1991, p. 366-395).
O comportamento ético das empresas repercute no seu posicionamento no mercado na qualidade de vida de seus colaboradores, baseando suas relações na integridade e na confiança mútua.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Daft (1999, p. 88) conceitua Responsabilidade Socioambiental como “a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da organização e da sociedade”. Ela acontece no interior das organizações, quando dirigentes e empregados estão convencidos de que o sucesso na condução dos negócios e das relações de trabalho depende de uma conduta ética e do atendimento às leis. No tocante à