Prática 02: micrômetro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Engenharia de Teleinformática – Noturno
Física Experimental para Engenharia
Aluno: Leonardo Jucá Tomaz - 0322973
Turma ZZ
Professor: Júnior
Data: 08/04/11
2.1 OBJETIVOS
- Conhecer o micrômetro, entender seu funcionamento e aprender a usá-lo.
2.2 MATERIAL
* Micrômetro * Esfera * Tarugo * Fios * Lâminas * Papel
2.3 FUNDAMENTOS
O micrômetro, também conhecido como Pálmer, em homenagem ao seu inventor Jean Louis Palmer, foi idealizado por volta de 1848 com o intuito de realizar medidas de grande precisão.
Micrômetro de
Palmer (1848)
Com o passar do tempo o micrômetro foi aperfeiçoado, passando a ter precisão melhor que o paquímetro, tornando-se um instrumento indispensável em oficinas e laboratórios para medição de espessura de chapas, diâmetro de fios, etc. Existem vários tipos de micrômetros para funções definidas, podendo ser mecânicos ou digitais. Um micrômetro básico é composto das seguintes partes:
* O arco é constituído de aço especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar as tensões internas. * O isolante térmico, fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento. * As faces de medição tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planas e paralelas. * Haste móvel encosta no objeto a ser medido ajustando a peça na haste fixa. * A trava permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada. * Bainha escala graduada fixa que apresenta uma marcação superior em milímetros e uma marcação inferior em meios milímetros. * Tambor também conhecido como manga é uma peça circular graduada por uma escala centesimal que é ligada ao parafuso micrométrico. * Parafuso Micrométrico construído de aço especial para garantir a precisão do passo. * Catraca controla a pressão da haste móvel sobre o objeto a ser medido.
O micrômetro atual