provinhabrasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
As crianças são capazes de interagir com os signos e símbolos construídos socialmente. Tal fato possibilita conhecer melhor suas formas de interagir com o mundo.
O projeto elaborado destaca de forma organizada um comprometimento com o direito ao pleno desenvolvimento da criança, tendo em vista que implica um conjunto de desafios a serem superados.
Ao estimular e incentivar os alunos amplia-se uma gama de possibilidades de exploração e pesquisa para a construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo da criança, do qual possa ocorrer de maneira cada vez mais interessante e construtiva.
É de suma importância ressaltar que esse projeto educativo tem o propósito de oportunizar novos espaços com propostas diversificadas e situações condicionadas a uma reflexão na forma de organizar o espaço e qualificar o brincar quando materiais desafiadores são colocados à disposição dos alunos, trazendo uma interligação para atuação do pedagogo sobre a relação do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Para Piaget, a construção da inteligência acontece em etapas sucessivas com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras chamadas por ele de construtivismo sequencial. “O professor não o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender.” (Jean Piaget, 1896 – 1980)
2 DESENVOLVIMENTO.
A narrativa é a arte de contar histórias tão antigas quanto o homem. Não há povo sem narrativa. As histórias narradas sempre acompanharam a vida do homem em sociedade. Através delas foi possível a preservação da cultura e durante muito tempo foram à única fonte de aquisição e transmissão do conhecimento (formas orais). Além disso,