ProvinciaOriental, CISPLATINA, Uruguai: ELEMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA IDENTIDADE ORIENTAL. (1808-1828)

1284 palavras 6 páginas
ProvinciaOriental, CISPLATINA, Uruguai: ELEMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA IDENTIDADE ORIENTAL. (1808-1828)
João Paulo G. Pimenta.

Na Província Cisplatina, criada para fazer parte do Brasil em 1821, não havia imprensa isenta. Como, aliás, no restante do mundo português. Localizada na interseção dos impérios ibéricos na América, a região era foco de uma profunda instabilidade política. Portugal, Espanha, o governo de Buenos Aires e forças locais disputavam a área, contribuindo para que os jornais atuassem como um importante campo da arena política.

A volta de D. João VI e sua corte para Portugal, em abril de 1821, estimulou ainda mais a agitação política. O momento era de incerteza em relação ao futuro da unidade do Reino Unido português, o que acabou afetando também seus domínios.
Com isso, esperava-se que Portugal e Brasil parassem de se intrometer nos assuntos de sua vizinhança americana e abandonassem as pretensões de conquista da região.

A decisão era parte de uma estratégia política: Portugal abria mão de um de seus domínios, historicamente construído em torno de interesses comerciais e militares que conectavam Brasil e Rio da Prata, para tentar manter sua própria estabilidade política.
Mas, desobedecendo às ordens que recebeu, Lecor reuniu em Montevidéu um congresso formado somente por poderosos habitantes da região que o apoiavam e criou a Província Cisplatina, considerada desde então uma parte do reino português do Brasil.

A medida provocou forte descontentamento não só do rei, mas também das Cortes de Lisboa, do governo de Buenos Aires e da monarquia espanhola.
As primeiras, porque não viam sentido em continuar gastando com os assuntos de uma longínqua fronteira americana; o segundo, porque desde 1810 queria que a região fizesse parte de seu Estado; e a última, porque ainda sonhava em reconquistar seus antigos territórios do Rio da Prata.

Os processos de independência vividos pelas Américas portuguesa e espanhola fizeram surgir uma

Relacionados