prova referente ao artigo “A Crítica Desinformada aos Testes de Inteligência”
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – CCSH
CURSO DE PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II
- Questão da prova referente ao artigo “A Crítica Desinformada aos Testes de Inteligência”
Conforme Carmen E. Flores-Mendoza, Elizabeth do Nascimento e Adail Victorino Castilho, ocorrem na atualidade críticas desinformadas sobre o teste de inteligência. As autoras conseguiram demonstrar no texto, que as críticas são realmente, desinformadas?
As autoras iniciam o texto dizendo que muitas criticas são feitas aos testes psicológicos na academia e fora dela, mas que em geral essas criticas são sem fundamento científico e que em geral se baseiam na desinformação, atitudes emotivas e crenças irracionais. Esse movimento de critica se deu principalmente, pois no passado foram amplamente divulgadas práticas científicas fraudulentas e crenças políticas antipopulares de alguns pioneiros da psicometria.
A primeira crítica aos testes trazida é a de que os testes reforçam a inferioridade dos segmentos sociais desfavorecidos e das minorias étnicas. Para explicar como se desenvolveram tais críticas, as autoras fizeram um apanhado histórico onde expuseram trabalhos amplamente divulgados que foram mau interpretados ou tinham problemas metodológicos capazes de retirar a credibilidade do estudo. A argumentação das autoras se embasou em vários fatos históricos e fontes relevantes, demonstrando o conhecimento de todas dentro desta temática, trazendo por ultimo a informação de que os mesmos testes que apontavam as minorias sociais e étnicas como inferiores, agora estão mostrando que brancos e negros – por exemplo – estão se igualando cada vez mais, o que demonstra que esses instrumentos permitem sim a avaliação correta da inteligência – independente de fatores étnicos e sociais dos examinados.
Outro ponto discutido foram às críticas referentes a existência de práticas fraudulentas na produção psicométrica, a qual as autoras rebatem demonstrando