PROVA PATOLOGIA 4 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE MEDICINA
DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: PATOLOGIA
DOCENTE: MARIA CONCEIÇÃO
SEMESTRE: 2014.1
1.a. O bacilo de Koch (visto na microscopia abaixo) causa uma doença contagiosa que voltou a ficar muito frequente nas grandes cidades brasileiras. Qual é esta doença?
Resposta: Tuberculose
1.b. Que tipo de resposta inflamatória o mesmo bacilo causa no sistema respiratório? Ele também afeta outros tecidos ou somente o respiratório?
Resposta: Quando os bacilos atingem os alvéolos, eles ocasionam uma rápida resposta inflamatória, envolvendo células de defesa. Caso ocorra falha neste mecanismo, os bacilos começam a se multiplicar. A patogenia da tuberculose depende do poder da micobactéria de sobreviver no citoplasma de macrófagos, células de linhagem mieloide, cuja função principal é fagocitar e destruir micro-organismos. Ao ser fagocitado, o bacilo desencadeia uma resposta inflamatória com produção de moléculas efetoras solúveis; tais como citocinas, interleucinas e um grande número de quimiocinas. Estas moléculas regulam a resposta imunológica do hospedeiro e controlam a infecção na maioria dos pacientes imunologicamente competentes (aproximadamente 90%). Em adição à produção de citocinas, linfócitos TCD4+ e TCD8+ podem induzir diretamente a morte de macrófagos infectados, reduzindo a viabilidade de bacilos. Sim, pode afetar outras partes do corpo como rins, olhos e ossos.
2.a. Nas figuras abaixo vemos uma úlcera gástrica e uma gastrite erosiva. Identifique cada uma delas.
Resposta: Gastrite erosiva
Resposta: Úlcera Gástrica
2.b. Explique o que é uma “úlcera” e uma “erosão”.
Resposta: Úlcera: Ferida, nome genérico dado a qualquer lesão superficial em tecido cutâneo ou mucoso. São lesões em que ocorre solução de continuidade do epitélio com exposição do tecido conjuntivo subjacente.
Erosão: representa perda parcial do epitélio, sem