Prova - G4
1. Quais são os dois tipos fundamentais de discordâncias? Caracterize-as e desenhe esquematicamente cada uma delas.
Discordância em aresta e espiral. Aresta: existe uma distorção localizada da rede cristalina ao longo da extremidade de um semiplano extra de átomos que define a linha de discordância. Espiral: resultado de uma distorção por cisalhamento, a sua linha da discordância passa pelo centro de uma rampa de plano de átomos em espiral.
Aresta:
Espiral:
2. Como a direção de movimento de uma linha de discordância em espiral e em cunha relaciona-se com a direção da tensão de cisalhamento aplicada? Faça um esquema..
A discordância aresta move-se na direção da tensão de cisalhamento aplicada, ao passo que a discordância espiral move-se perpendicularmente a direção da tensão de cisalhamento.
3. O que é escorregamento?
É um processo pelo qual deformação plástica é produzida por movimento de discordâncias. A deformação plástica macroscópica corresponde simplesmente a deformação permanente que resulta do movimento das discordâncias, ou escorregamento, em resposta a aplicação de uma tensão de cisalhamento.
4. Defina um sistema de escorregamento. Todos os metais possuem o mesmo sistema de escorregamento? Explique.
As discordâncias movem-se com diferentes dificuldades dependendo da direção e do plano de átomos. Sendo assim, existe um sistema, que é caracterizado pela combinação de um plano de escorregamento e de uma direção de escorregamento preferencial para o deslocamento das discordâncias. A este sistema dá-se o nome de sistema de escorregamento. O sistema de escorregamento depende da estrutura cristalina do material em questão e é tal que a distorção atômica que acompanha o movimento de uma discordância é mínima. O plano de escorregamento é aquele no qual a densidade planar é maior, sendo que a direção de escorregamento apresenta a mesma característica, densidade linear maior. Ex.