Prova estrategia empresarial
Data: 09/12/09
Boa sorte!
Parte A. Testes de múltipla escolha: Escolha a melhor alternativa.
(Cada questão vale 0,5 pontos)
1. Recursos organizacionais podem ser definidos como:
a. Poder para conseguir os resultados desejados, determinado pela hierarquia formal e relações de subordinação. b. Os ativos, capacidades, competências, processos organizacionais, atributos, informações, conhecimentos, entre outros atributos internos da empresa que podem ser de quatro tipos: financeiros, físicos, humanos e administrativos. c. Pessoa que cria ou adota e desenvolve uma idéia para uma inovação tecnológica e se dedica a ela mesma, a ponto de arriscar sua posição e prestígio. d. Aliança entre diversos gerentes, que por meio de barganhas, entram em acordo sobre metas organizacionais e prioridades de problemas.
2. Barreiras à entrada geralmente incluem todos os itens com exceção de:
a. Lealdade à marca. b. Necessidade de capital. c. Regulações governamentais. d. Políticas de preços. e. Canais de distribuição.
3. Uma estratégia de diferenciação é definida como:
a. Qualidade de produtos/serviços superior ao da competição. b. Prover diferentes produtos/serviços que utilizam competências e recursos que os competidores não tem. c. Inovação de produtos/serviços superior ao da competição. d. Oferecer produtos/serviços que oferecem benefícios diferentes daqueles da competição e que são valorizados pelos clientes.
4. Na Visão Baseada em Recursos (RBV), o que são fontes de vantagem competitiva estratégica?
a. Recursos e competências centrais únicos. b. Capacidades dinâmicas. c. Excelência operacional. d. Capacidades que são valiosas para os clientes, raras e insubstituíveis.
5. Um dos maiores grupos frigoríficos brasileiros comprou, recentemente, duas empresas de sabonetes. Analisando a estratégia de diversificação do grupo, a aquisição dessas