Prova de geografia
A China salvou o mundo da recessão no ano passado e neste, assim como os Estados Unidos salvaram a Europa das guerras fratricidas do século passado. [...] Em 2010, a China deve superar o Japão, tornando-se a segunda maior economia do planeta. Em 2030, ultrapassará a dos Estados Unidos. [...] Seu modelo não é imitável, mas funciona. Ele se baseia em uma economia mista, fortemente planejada, com baixos salários e um numeroso exército de reserva de trabalhadores formado por uma população, se não educada, pelo menos educável e atavicamente disciplinada.
(A CHINA..., 2009, p. 192). 1) A economia mundial adquiriu características globais, o que determina que uma situação ocorrida em um determinado país, possa ter repercussões na economia de todo o planeta e reflita no cotidiano das pessoas ao redor do mundo, como se verificou durante a:
A) crise do socialismo real, resultante das pressões econômicas dos Estados Unidos, que provocou o fim da União Soviética e fez da China o último reduto do socialismo no mundo.
B) desagregação do Estado de Bem-Estar Social, consequência dos gastos excessivos com a Segunda Guerra Mundial, que obrigou os países europeus a reduzirem seus investimentos na área social a fim de reduzir o déficit público e recuperar sua importância política no Ocidente.
C) Crise de 1929, consequência da aplicação do Plano Marshall, no contexto da Guerra Fria, que provocou forte recessão mundial e a necessidade de acirramento de medidas de caráter liberal, para amenizar seus efeitos mundiais.
D) desagregação dos países do Leste Europeu, como desdobramento da dissolução do socialismo, que provocou o desemprego em massa e a retomada de movimentos guerrilheiros de extrema esquerda, desestabilizando o euro e abalando a confiabilidade nas Bolsas de Valores do Ocidente.
E) crise financeira, fruto do modelo neoliberal que privilegiou o capital financeiro em detrimento do capital produtivo e agravada pelo desemprego estrutural proveniente da