Protocolo para abordagem de infecção urinária durante visitas domiciliares
O que é ITU?
A ITU é uma infecção, que pode ocorrer em qualquer parte do trato urinário, e está associada a bactérias da flora intestinal que, ao entrar em contato com a uretra, podem subir acometer todo trato urinário.
Alterações da flora bacteriana normal vaginal, especialmente a redução de lactobacilos produtores de substâncias necessárias para manter o ph da região, e alterações anatômicas e funcionais do trato geniturinário podem predispor ITU.
Considera-se ITU recorrente quando há três ou mais episódios de infecção sintomática dentro de um ano.
Em mulheres jovens, a relação sexual é o fator de risco mais fortemente associado com ITU recorrente. Outros riscos incluem uso de espermicida, um novo parceiro sexual, histórico familiar de ITU e episódios durante a infância.
O que reduz os riscos?
1. Uso de camisinha: já que o sêmen facilita a subida de micro organismos pela uretra.
2. Não reter urina por muito tempo: já que a urina higieniza o canal uretral de bactérias la presentes.
3. Diminuir a frequência de relações sexuais: já que o atrito favorece a subida de micro organismos até a bexiga.
4. Urinar após as relações sexuais: limpeza da uretra.
5. Limpeza após defecação de frente para tras: para não levar bactérias do anus para a uretra, essas bactérias mais comumente causadoras de ITU.
6. Beber muita água: aumenta o número de vezes que se urina.
7. Aumentar as higienizações intimas
8. Não usar absorventes protetores diários: Eles favorecem o aquecimento da região e, assim, a sudorese, criando um ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos
9. Recomenda se não permanecer mais de cinco horas com o absorvente interno (não se deve dormir com ele) e mais de seis horas com o externo. Sempre que possível, ainda, higienize o local com água e sabonete neutro ou sabonete íntimo.
10. Sabonetes íntimos também são úteis, mas devem ser usados na medida certa