Protocolo i2c
Para explorar todos os benefícios dos sistemas e dispositivos eletrônicos, os engenheiros e projetistas visam melhorar a eficiência do hardware e minimizar a complexidade dos circuitos.
Para facilitar esta árdua tarefa surgiu o protocolo de comunicação I2C.
O protocolo de comunicação em 2 sinais I2C foi originalmente desenvolvido pela Philips em meados de 1996. Atualmente este protocolo está amplamente difundido e interconecta uma ampla gama de dispositivos eletrônicos. Dentre estes encontramos vários dispositivos de controle inteligente, normalmente microcontroladores e microprocessadores assim como outros circuitos de uso geral, como drivers LCD, portas de I/O, memórias RAM e EEPROM ou conversores de dados.
O protocolo de comunicação I2C é usado para a interconexão de diversos circuitos integrados a um único barramento de quatro linhas físicas. A maioria dos equipamentos de vídeo e som modernos já estão empregando este sistema com grandes possibilidades para a indústria e comunicações para melhor compreensão do leitor, ilustraremos o funcionamento deste protocolo utilizando um microcontrolador, pois em muitas aplicações a altas velocidades de operação nas leituras de portas não são os pontos críticos.
Muitas vantagens podem ser atribuídas ao protocolo I2C. Destacam-se entre elas:
- Organização funcional em blocos, providenciando um simples diagrama esquemático final.
- Não há necessidade dos projetistas desenvolverem interfaces. Todos os dispositivos integram as interfaces "on-chip", o que aumenta a agilidade no desenvolvimento.
- Endereçamento e protocolo de transferência de dados totalmente definido via software.
- Possibilidade de inclusão ou exclusão de dispositivos no barramente sem afeta-lo ou outros dispositivos conectados a este.
- Diagnóstico de falhas extremamente simples. O mau funcionamento é imediatamente detectado.
- Desenvolvimento simplificado do software através do uso de bibliotecas e módulos de