protocolo de autenticação
Clovis Daniel Catian Pinto1, Cristian Cleder Machado2
1Aluno do Curso de Ciência da Computação – Universidade Regional Integrada (URI)
Caixa Postal 709 – 98.400-000 – Frederico Westphalen – RS – Brasil
2Professor do Curso de Ciência da Computação – Universidade Regional Integrada (URI)
Caixa Postal 709 – 98.400-000 – Frederico Westphalen – RS – Brasil. inf18100@uri.edu.br,cristian@cristian.com.br Abstract. This article discusses the process of proving the identity of each machine or device on the network. We call the process of proving the veracity of the network identity of authentication, as well as in real life, in the virtual world also has this need to identify who is who. Authentication is done by exchanging messages and data that are sent and received through a protocol. Will be explained throughout the article a brief definition of authentication, as well as the protocols that compose.
Resumo. O presente artigo trata do processo de provar a identidade de cada máquina/dispositivo na rede. Chamamos o processo de provar a veracidade da identidade na rede de AUTENTICAÇÃO, pois assim como na vida real, no mundo virtual também tem-se essa necessidade de identificar quem é quem. A autenticação é feita através de troca de mensagens e de dados, que são enviados e recebidos por meio de protocolo. Será explanado no decorrer do artigo uma breve definição de autenticação, bem como os protocolos que a compõem.
1. Introdução
O presente artigo abordara alguns protocolos de autenticação, que servem para dizer quem é quem no mundo virtual, pois assim como na vida real, na rede também há uma necessidade de saber quem requisitou tal conteúdo, e também para saber que a pessoa que solicitou é realmente quem dizer ser.
2. Definição
De acordo com Tanenbaum (1997), quanto a uma definição de autenticação: “[...] é a técnica através da qual um processo confirma que seu parceiro na comunicação é quem deve ser, e não um impostor. Confirmar