Protocolo ASI
O AS-International Association ou AS-Interface UK Expert Alliance é um grupo de usuários fundado em 1991 por empresas e usuários do sistema AS-Interface. O objetivo do grupo é tornar o AS-i um padrão mundial no nível de campo orientado a bits da automação industrial, dentro da categoria Sensor Bus.
A rede AS-i é do tipo mestre-escravo. O mestre AS-i realiza várias tarefas, como inicialização da rede, identificação dos escravos, diagnóstico dos escravos e de dados transferidos. Além disso, geralmente se comunica a um controlador (CLP ou PC) para receber a configuração de controle da rede AS-i, reportar erros, endereçar escravos substituídos, entre outras tarefas.
A troca de dados entre mestre e escravo no AS-i sempre consiste de um chamado do mestre, seguido por uma pausa e uma posterior resposta do escravo, também seguida de uma pausa. A pausa do mestre tem que ser mantida e checada pelo escravo depois de receber um chamado do mestre e apresenta duração de 3 a 10 bits.
Chamado do mestre
14 bits
Pausa do mestre Resposta do escravo 7 bits
Pausa para próxima chamada Um sistema industrial formado por redes AS-i é considerado como o mais econômico e ideal para comunicação entre atuadores e sensores. Simplicidade, desempenho, flexibilidade e custo são os seus benefícios.
A topologia de rede do sistema AS-i é deixada ao usuário, o que simplifica o seu projeto. A restrição que deve ser observada é o limite máximo de
100m de comprimento para o cabo.
Placa Mestre AS-I para PC /
Bihl + Wiedemann
Cartão Mestre AS-I para PLC
Modicon Premium / Schneider
Electric
PLC Master AS-I /IFM Eletronic
Especificação Original (1994, Versão 2.04)