Proteções Solares
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA TORRES
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROTEÇÕES SOLARES PARA FACHADAS A 60º NORDESTE
PROTEÇÕES SOLARES- 60° NORDESTE
PROTEÇÕES SOLARES- 60° NORDESTE
O projeto foi desenvolvido baseando-se em ideologias pré-determinadas. Estas idéias têm como características, a produção de um sistema viável que possua qualidade em iluminação e conforto térmico, e que ao mesmo tempo sejam modelos sustentáveis e com baixo impacto ambiental.
Como estaremos trabalhando com uma orientação nordeste, o sistema que nos mostrou ser mais eficiente após estudos e análises, foram brises dispostos em sentido vertical e pergolado coberto com vegetação do tipo caduca.
PROTEÇÕES SOLARES- 60° NORDESTE
O material decidido para a construção dos brises, foi madeira de demolição, por se tratar de uma madeira recuperada e de qualidade, que receberá um tratamento específico para suportar as intempéries do ambiente externo.
Além da qualidade, esse material também proporciona um ambiente mais bonito, coordenando harmoniosamente o rústico com o moderno.
Já na elaboração do pergolado optamos por utilizar a videira ou parreira, como também é conhecida. Por ser uma trepadeira caduca que possui folhas grandes, consegue gerar uma sobra bem compacta no verão e perde totalmente as folhas no inverno, portanto soluciona as nossas necessidades em relação a proteção solar. Outra característica que também foi levada em consideração é que a videira é uma espécie cultivada em regiões de clima temperado, como o do nosso estado. PROTEÇÕES SOLARES- 60° NORDESTE
Optamos utilizar também neste projeto, vidro duplo composto por duas lâminas de vidro e uma câmara de ar interna, obtendo assim um bom desempenho quanto à atenuação dos ruídos e isolamento térmico.
REFERÊNCIAS
PROPOSTA I- FACHADA 60° NORDESTE
Brises verticais em madeira de demolição.
PROPOSTA I - EQUINÓCIO