Proteção Radiologica PHR
Radiologica
CAIO
JOSUEL
MARXIA
MAXIMILLIAM
Temas arbodados:
Princípios da Proteção radiológica
Efeitos e prevenção dos malefícios
Proteção na rotina dos técnicos
Incluindo UTI e Bloco Cirúrgico
EPI’s
Princípios da Proteção radiológica
Justificação
Limitação de dose Justificação da prática
Individuais
Nenhuma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade. As doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país.
A exposição médica deve resultar em um benefício real para a saúde do indivíduo e/ou para a sociedade. Deve-se considerar a eficácia, os benefícios e riscos de técnicas alternativas disponíveis com o mesmo objetivo, mas que envolvam menos ou nenhuma exposição a radiações ionizantes.
Otimização
O princípio da otimização implica em que as exposições devem manter o nível de radiação o mais baixo possível.
Esse princípio não se aplica para limitação de dose ao paciente, mas sim para trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação ionizante e para o público em geral.
Esse princípio se aplica a todas as atividades que demandam exposições às radiações ionizantes. Tais atividades devem ser planejadas, analisando-se em detalhe o que se pretende fazer e como será feito.
Incide sobre o indivíduo considerando todas as exposições, decorrentes de todas as práticas que o indivíduo possa estar exposto. A proteção radiológica é otimizada quando as exposições empregam a menor dose possível de radiação, sem que isso implique na perda de qualidade de imagem.
Efeitos da Radiação
Em Seres Vivos
Os cientistas aprenderam que a radiação não é apenas fonte de energia e cura, mas também pode ser uma ameaça aos seres vivos, se não for tratada adequadamente. Muitos morreram de doenças induzidas pela radiação a que foram expostos em suas pesquisas. Um ajudante de Thomas Edison, por exemplo, morreu de um tumor como