proteção catodica
Você foi informado pelo seu chefe que o uso de anodos de sacrifício só é economicamente viável se forem utilizados até 200 anodos, pois o sistema de proteção não pode ocupar muito espaço. Outra informação importante é que os fornecedores de anodos fornecem anodos de Zn de 10 kg, de Mg de 5 kg e de Al de 5 kg.
Você sabe que existem fornecedores de retificadores de 5, 10 e 20 A, e caso você precise usar o sistema de corrente impressa, essas são as três opções. Os anodos inertes que você tem a disposição são: Grafite, Fe-Si, Fe-Si-Cr e Pb-Sb-Ag, devendo ser escolhido o que apresenta menor taxa de desgaste em uso.
Seu trabalho é selecionar o método de proteção catódica que deve ser utilizado (anodo de sacrifício ou corrente impressa), os materiais (anodos de sacrifício ou inerte) e os equipamentos (no caso da corrente impressa) que melhor atendam a este serviço.
Considerar para os cálculos o fator de utilização f ou Fu = 0,85 para anodos de sacrifício e f ou Fu = 0,5 para anodos inertes (se necessário). A capacidade de corrente dos anodos de sacrifício é apresentada na tabela abaixo: