protetor para bicicletas
As questões ambientais são fundamentais nos dias de hoje. Um aspecto preocupante é a emissão de poluentes emitidos pelos veículos. Um dos poluentes mais prejudiciais ao meio ambiente é o dióxido de carbono (CO2), pois, ele é o principal causador do efeito estufa.
Em um ano, um veículo que roda 20.000 quilômetros lança em média na atmosfera 3,4 toneladas de CO2. Em virtude deste dado algumas pessoas optam por meios de locomoção alternativos e menos poluentes, como por exemplo, a bicicleta.
Com a bicicleta, uma pessoa pode se locomover mais rápido do que a pé, faz exercício físico, não precisa enfrentar congestionamentos, tem os custos de manutenção bem menores do que os de um carro, e principalmente, não emite nenhum poluente.
Muitas pessoas que utilizam a bicicleta diariamente para ir ao serviço, à escola, ou a qualquer lugar, a deixam em casa em dias de chuva, e utilizam outros meios de transporte, pois, não é tarefa muito fácil andar de bicicleta e segurar um guarda-chuva, principalmente se estiver ventando.
Pensando nisso, desenvolvemos um projeto, que visa o uso da bicicleta, tanto em dias de sol, como em dias de chuva.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho foi desenvolvido pensando nos ciclistas e na dificuldade que existe quando precisam andar de bicicleta em dias chuvosos.
O projeto consiste na elaboração de um protetor de bicicleta, que substitui um guarda-chuva e que possibilita ao ciclista andar normalmente, sem se molhar e se preocupar com a chuva.
Para a elaboração do projeto foram realizadas pesquisas de materiais a serem utilizados, que fossem duráveis, resistentes, financeiramente viáveis e que não prejudicassem o meio ambiente. Em seguida, foram analisadas opções de montagem. Por fim, começamos a desenvolver o trabalho.
O projeto consiste de uma estrutura fixada na bicicleta, que fica coberta por um material transparente, possibilitando ao ciclista se locomover independente do tempo.
O objetivo é desenvolver