PROTE O CONTRA SURTOS DE TENS O
Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) devem ser instalados em sistemas elétricos, para proteger diretamente os equipamentos e indiretamente o risco à vida contra surtos de tensão que possam ocorrer nas linhas de alimentação e que podem trazer consequências severas com danos destrutivos. Estes surtos podem ser provenientes da atmosfera (raios) ou originários do sistema elétrico em questão, por exemplo, abertura e fechamento de grandes cargas, curtos-circuitos ou o fechamento de grandes bancos de capacitores para correção do fator de potência.
O DPS pode ser descrito como uma chave em paralelo com a alimentação do circuito elétrico que será protegido. Alimentado com sua tensão nominal (por exemplo: 230V) o DPS se comporta como uma chave aberta. Quando um surto de tensão ocorre, a sua impedância rapidamente cai a quase 0 Ω fazendo com que ocorra um curto-circuito na linha de alimentação e de imediato toda a corrente seja drenada para o aterramento elétrico do circuito.
Quando a sobretensão cessa a impedância do DPS rapidamente sobe e o mesmo volta a se comportar com uma chave aberta, porém se este surto ultrapassar os valores máximos do DPS, este irá ter apenas uma atuação e o módulo de proteção irá atuar permanentemente e necessitará ser substituído. Assim, em ambos os casos de atuação a linha de alimentação e os equipamentos estão sempre protegidos enquanto o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) estiver instalado.
Tecnologias do DPS
Os DPS Finder podem ser equipados com dois tipos de componentes de proteção: Varistor ou Centelhador a gás.
Varistor: Pode ser considerado como uma resistência variável em que até o valor da tensão nominal possui um altíssimo valor ôhmico, mas sua resistência rapidamente cai a zero caso ocorra um surto de tensão.
Desta forma, o varistor comporta-se como um curto circuito, facilitando a dispersão da corrente para o terra. O varistor sofre uma degradação progressiva, devido à