Prostata
A melhor maneira de prevenção de doenças é a realização de exames periódicos, porém por preconceito os homens não os fazem, e por isso acabam descobrindo doenças em estagio já avançado, o câncer de próstata, por exemplo, tem o índice de 90% de cura quando diagnosticado precocemente.
É recomendado que os homens façam exames anualmente após os 45 anos, caso estejam inseridos em grupos de risco, como: histórico familiar, sedentarismo, obesidade, alimentação inadequada e a idade.
O governo brasileiro juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia promove uma campanha nacional a favor da saúde masculina, o Novembro Azul, a campanha é referencia na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais freqüência.
Dados:
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que em 2015, mais de 60.000 novos casos serão descobertos, ou seja, 1 caso a cada 15 minutos.
Numero de mortes em 2014 foi de aproximadamente 12.000 – 1 óbito a cada 40 minutos
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás do câncer de pele)
Em números absolutos é o sexto mais comum no mundo – 10% do total de cânceres.
Exames para detectar?
A recomendação é de que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar a avaliação, já os com maior risco devem procurar o urologista a partir dos 45.
Para diagnostico existem o exame de sangue e o de toque, ambos com periodicidade anual.
É possível prevenir?
Não tem como prevenir, mas é possível diagnosticar precocemente, quando as chances de cura são de 90%.
Quais os sintomas?
Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para