Prospecção e Refinamentos do Petróleo
A descoberta de uma jazida de petróleo em uma nova área é uma tarefa que envolve um longo e dispendioso estudo e análise de dados geofísicos e geológicos das bacias sedimentares.
Os geológicos e geofísicos decidem propor a perfuração de um poço, que é a etapa que mais investimentos exigem em todo o processo de prospecção.
A prospecção de petróleo define-se como a atividade da detecção de reservas de petróleo e gás natural (hidrocarbonetos fósseis) por métodos de prospecção geofísica e como a sísmica de reflexão, que permitem analisar a estrutura do subsolo em profundidade sem a necessidade de custosa escavação ou perfuração (sondagem).
Um programa de prospecção visa fundamentalmente a dois objetivos: (1) localizar dentro de uma bacia sedimentar as situações geológicas que tenham condições para a acumulação de petróleo; e (2) verificar qual, dentre estas situações, possui mais chance de conter petróleo.
A prospecção de petróleo faz parte das etapas do conjunto de processos e procedimentos que constituem a exploração de petróleo, na busca-se o reconhecimento da ocorrência dos recursos naturais, e faz estudos para determinar se os depósitos têm valor econômico, ou viabilidade econômica em serem extraídos.
A identificação de uma área favorável à acumulação de petróleo é realizada através de métodos geológicos e geofísicos, que, atuando em conjunto, conseguem indicar o local mais propicio para a perfuração. O programa desenvolvido durante a fase de prospecção fornece uma quantidade muito grande de informações técnicas.
Um dos processos modernos da prospecção de petróleo é a simulação sísmica, visando fornecer modelos computacionais tridimensionais dos reservatórios de hidrocarbonetos, otimizando o projeto e execução dos poços de petróleo.
Refinamentos do Petróleo
Quando o petróleo é retirado do subsolo, na sua forma bruta, ele vem cheio de impurezas. Para retirar essas impurezas, primeiramente se usam duas técnicas físicas de