Propriedades físicas de espécies químicas
Esta experiência irá analisar a propriedades físicas dos líquidos, como a miscibilidade, solubilidade e a densidades. Os líquidos a serem analisados serão o biodiesel, diesel, óleo vegetal e a água. Veremos o teor de álcool na gasolina a parti da adição de água, além de verificar o motivo da água se mistura com o álcool e não mistura com a gasolina.
I - Introdução
Propriedades físicas de uma substância são aquelas que podem ser medidas sem provocar mudança em sua composição química. Tais propriedades fornecem a base para a separação de substâncias. Baseado nesse conceito, a finalidade deste relatório é demonstrar as propriedades físicas de algumas substâncias químicas líquidas, como a solubilidade, a miscibilidade e a densidade.
Para esclarecer os procedimentos, convém definir essas propriedades:
- Solubilidade é a capacidade uma substância de se dissolver em outra.
- Miscibilidade é a possibilidade de duas ou mais substâncias líquidas se misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases.
- Densidade é a propriedade que relaciona a massa da substância e o volume, ocupado por ela, geralmente indicada como grama por centímetro cúbico. O etanol também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool e obtido atravem de fermentação de açucares, no Brasil a principal fermentação e da cana de açúcar. A composição do etanol (CH3CH2OH) e mistura
III – Parte experimental
Geral:
Demonstrar as propriedades físicas de algumas espécies químicas.
Específicos:
1. Observar e avaliar algumas propriedades físicas de espécies químicas, especificamente os líquidos. 2. Estabelecer relações entre propriedades físicas, como solubilidade, miscibilidade e densidade, além da sua utilização no processo de identificação e quantificação de substâncias.
III - Procedimentos
Abaixo seguem detalhes das duas experiências feitas com água, gasolina, óleo vegetal e diesel.
Parte I - Quantificação do etanol na gasolina