Propriedades da Cor
Toda cor possui uma série de propriedades que lhe fazem variar de aspecto.
As propriedades definem sua aparência final.
Matiz
É o estado puro da cor.
O matiz se define como um atributo de cor que nos permite distinguir o vermelho do azul, e se refere ao percorrido que faz um tom para um ou outro lado do círculo cromático, pelo qual o verde amarelado e o verde azulado serão matizes diferentes do verde.
Valor
É um termo usado para descrever se uma cor parece clara ou escura.
À medida que se agrega mais preto a uma cor se obtém um valor mais baixo.
À medida que se agrega mais branco a uma cor se intensifica a claridade da mesma,obtendo-se com isso valores mais altos.
A descrição clássica dos valores corresponde a claro (quando contém quantidades de branco), médio (quando contém quantidades de cinza) e escuro (quando contém quantidades de preto).
Em cada uma das famílias de cor é possível estabelecer uma escala tonal, começando com os tons mais claros e terminando com os tons mais escuros. Embora o princípio seja o mesmo, em cada uma das cores a escala será um pouco diferente.
Saturação ou Intensidade
Também chamada Croma, este conceito representa a pureza ou intensidade de uma cor particular, a vivacidade ou palidez da mesma.
Qualquer mudança feita a uma cor pura automaticamente baixa sua saturação.
Esta propriedade é sempre comparativa, já que relacionamos a intensidade em comparação com outras coisas. O importante é aprender a distinguir as relações de intensidade, já que esta muitas vezes muda quando uma cor está rodeada por outra.
Escala Cromática
É uma escala tonal que tem em um dos pólos terminais o tom mais intenso, o mais saturado de cada cor, o que apresenta, portanto, sua plena cromacidade.
Escala Acromática
Corresponde ao pólo oposto de uma escala tonal.
São os tons mais esmaecidos e mais sem cor. Tanto poderão ser valores claros como escuros, pois um azul esbranquiçado é tão acromático quanto o azul escuro, já