propriedades argamassa industrializada
A argamassa é composta de aglomerantes, agregados, água e aditivos e o traço varia de acordo com a utilização. As argamassas possuem as seguintes propriedades: plasticidade, aderência, retenção de água, homogeneidade, compacidade, resistência à infiltração, à tração e à compressão e durabilidade.
Tipos de argamassa
Argamassa: cimentícia, acrílica e monocapa
Cimentícia: apresenta maior espessura e resistência. Por ser feita à base de cimento, garante a integridade da superfície por mais tempo.
Acrílica: composta de resina acrílica, possui aspecto de pasta cremosa e tem fina espessura: cerca de 5 mm. Dessa forma, pode apresentar manchas, bolhas e deformações em curto prazo em fachadas expostas à forte incidência de raios solares.
Monocapa: também conhecida como monocamada, pode vir pigmentada. Substitui as camadas de emboço, reboco e pintura, reduzindo a necessidade de mão-de-obra.
AC-I
Argamassa Colante para uso interno
Indicação
Uso interno para assentamento de cerâmicas / azulejos de até 45 x 45 cm em paredes e pisos. Aplicar somente em áreas internas, com exceção de saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais.
Modo de preparar
Usar sobre reboco emboço, emboço de contrapiso ou alvenarias de blocos ou tijolos com mais de 14 dias de cura. A face de aplicação das cerâmicas e superfícies de paredes e pisos deve estar seca e isenta de material desagregante, a fim de proporcionar total aderência da argamassa às superfícies dos materiais a serem colados.
A argamassa AC-I só deve ser retirada da sua embalagem no momento do uso, misturando-a com água de boa qualidade na proporção de 4 a 5 partes de argamassa para uma de líquido. Mexendo-se bem até obter uma consistência homogênea. Descansar a mistura por 15 minutos e utilizá-la até duas horas após adicionar água.
Aplicação
A argamassa AC-I é recomendada para superfícies de concreto alvenaria, emboço ou contrapiso, limpas, curadas, isentas de tinta, óleo ou materiais que