Proposta TCC Subestações Elétricas 69/34,5/13,8 kV
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - CCET
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
ÍCARO FREITAS DO AMARAL RIBEIRO
ANÁLISE DO PROJETO ELÉTRICO E LEVANTAMENTO DO CUSTO FINANCEIRO DA SUBESTAÇÃO TAQUARI 69/34,5/13,8 kV
Orientador: Prof. Esp. José Elieser de Oliveira Junior
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC elaborado junto ao curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do ACRE – UFAC, como parte dos requisitos para Graduação em Engenharia Elétrica.
Rio Branco - Acre
2015
RESUMO
O fornecimento de energia elétrica no Brasil é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações e linhas de transmissão, interligadas às várias usinas de diversas empresas, o que constituem o chamado Sistema Interligado Nacional (SIN). Devido as essas razões, torna-se então fundamental um confiável sistema de operação das subestações.
Devido à grande complexidade que o projeto elétrico de subestações de alta tensão pode alcançar, poucos profissionais estão familiarizados com este processo. Busca-se com esse trabalho de conclusão de curso, abordar o embasamento teórico que possibilite aos profissionais da área de engenharia elétrica entender como funciona o circuito elétrico de uma subestação.
Para tal fim, este trabalho aborda estudos básicos das características das subestações, bem como a classificação de subestações, arranjos de barramentos, tipo de operação e equipamentos de alta tensão usualmente utilizados.
O trabalho é finalizado com a apresentação de um Estudo de Caso de uma subestação real, a SE Taquari, onde é feito o levantamento financeiro do empreendimento e o detalhamento do projeto elétrico da subestação em estudo.
1. INTRODUÇÃO
1.1. O Sistema Elétrico Brasileiro
Atualmente estamos em meio a um desenvolvimento nacional tanto na economia quanto na área de engenharia. O setor elétrico brasileiro passa por grandes mudanças devido ao aumento da demanda de energia elétrica, com