PROPOSTA PEDAGÓGICA
Em um primeiro momento, a Proposta Curricular apresenta duas iniciativas complementares de fomento ao desenvolvimento curricular. A primeira é “realizar um amplo levantamento do acervo documental e técnico pedagógico existente”, já a segunda é “iniciar um processo de consulta a escolas e professores, para identificar, sistematizar e divulgar boas práticas existentes nas escolas de São Paulo”. Nesses dois primeiros objetivos a Proposta pretende “garantir a todos uma base comum de conhecimentos e competências”, como é citado na página 3.
A Proposta Curricular prevê a elaboração dos seguintes objetivos: priorizar a competência da leitura, tendo a escola como um espaço de cultura e de articulação de competências ; integrar um segundo documento de Orientação para gestão do Currículo na Escola; garantir o Projeto Político Pedagógico da escola e fornecer aos professores um caderno especializado na orientação de trabalho das habilidades e competências de cada disciplina.
Para encarar os desafios contemporâneos a Proposta Curricular visa trabalhar na qualidade da educação, tendo em vista que “em um mundo no qual o conhecimento é usado de forma intensiva, o diferencial será marcado pela qualidade da educação recebida”. Outro ponto destacado da Proposta é a “importância da permanecia na escola”, já que a precocidade da adolescência é um fator ressaltado. I. Uma escola que também aprende
Intendendo a aprendizagem como uma troca entre professor(a) ? estudante ? escola, tanto o