PROPOSTA PEDAGÓGICA – RELAÇOES ENTRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA.
Dentre os objetivos para o ensino de Educação Física dos alunos com idade entre 06 e 11 anos, recomenda-se que os professores promovam a integração entre o conhecimento e as expressões da vida, que sempre dizem respeito a todas as áreas do conhecimento, procurando a todo momento desenvolver e acompanhar o processo que vai se estabelecendo, buscando e usando uma linguagem matemática com a criança através da Educação Física.
No esporte a criança está em constante contato com a matemática, seja para contar pontos, dividir tempos, ler tabelas, construir gráficos, estudar linhas de marcação das quadras e também com ciências ao conhecer seu próprio corpo, suas partes e o funcionamento do seu organismo de um modo geral.
A aprendizagem da matemática e das ciências, trabalhada com a Educação Física, deve levar em conta a importância de discutir sobre as brincadeiras para experimentar, transformar, reinventar, inverter, surpreender, renovar e desestabilizar, o que pressupõe as aulas abertas na Educação Física Escolar.
A criança enquanto brinca pode ser incentivada a realizar contagens, comparação de quantidades, identifica algarismos, adiciona pontos, percebe intervalos numéricos, isto é, inicia a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao desenvolvimento cognitivo aritmético. É nesse sentido que a interdisciplinaridade de outras disciplinas com a Educação Física pode se fazer importante, esperando que o aluno:
a) desenvolva a capacidade de pensar, criar, classificar;
b) estabeleça noções de lateralidade, espaço e tempo;
c) execute movimentos corporais, compreendendo e utilizando-os adequadamente;
d) desenvolva valores, atitudes de cooperação e de solidariedade;
e) amplie o seu conhecimento acerca dos conteúdos da Educação Física, Ciências e Matemática.