Proposta moderna e proposta comtemporanea
A partir da modernidade a pedagogia ganha um caráter cientifico, tornando-se de suma importância, pois engendra a formação do cidadão.
As principais questões que a Modernidade ergueu no âmbito da educação, giram em torno da institucionalização do ensino, buscando exemplos e programas que melhor satisfaçam aos desafios da época.
No período da contemporaneidade o homem começou a tomar consciência de si e dos seus direitos e deveres.
Na formação do mundo contemporâneo a educação aparece com uma proposta acentuadamente ideológica, tecendo o seu caráter dialético, sempre aberto a novas propostas, mudando, assim, o desenho social e intensificando as tensões políticas eco¬nômicas e sociais.
O modelo pedagógico contemporâneo pende entre o ideal conformista de educação ideológica e o projeto emancipador da formação do sujeito humano como pessoa. Vale ressaltar o valor obrigatório e gratuito nos termos da escola, podemos afirmar que a escola contemporânea supre uma necessidade fundamental do Estado.
Quais os pontos relacionais que podemos elencar da proposta educacional de Rousseau, os quais estão presentes na análise educacional de Pestalozzi?
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) um dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII. Sua obra inspirou diversas personalidades, dentre elas Pestalozzi. Pestalozzi sofreu grande influência do pensamento pedagógico de Rousseau e das ideias iluministas que o mesmo seguia. A princípio o autor tinha a intenção de colocar em prática a teoria pedagógica de Rousseau. A autor coloca as ideias de Rousseau em prática com seu filho, partindo do pressuposto que todo homem nasce bom, deixa-o sob a tutela da “mestra” natureza, porém a experiência mostrou-lhe que a teoria é um pouco falha.