PROPOSTA DE MELHORIA: ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. DESENVOLVIMENTO 5
3.1 Projeção Histórica das Organizações Não Governamentais 5
3.2 Conceitos de ONGs 7
3.3 Missão, Objetivos e Valores 8
3.3.1 Missão 8
3.3.2 Objetivo 9
3.3.3 Valores 9
3.4 Como Montar uma ONG 10
3.5 Solidariedade, Filantropia e Voluntariado 12
3.5.1 Solidariedade 12
3.5.2 Filantropia 13
3.5.3 Voluntariado 14
3.6 Responsabilidade Social 15
3.6.1 Responsabilidade Social Empresarial 16
3.6.2 Valorização da Imagem Empresarial 17
4. PROPOSTA DE MELHORIA 18
4.1 PONTOS POSITIVOS DA PARCERIA 19
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
6. BIBLIOGRAFIA 24
ANEXO - MODELO DE GESTÃO 25
1. INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo repleto de diferenças sociais. A sociedade clama pela atenuação ou ate mesmo a erradicação dessas desigualdades. O estado é um dos principais atores responsáveis por essa mudança. No entanto, não é mais aceitável deixar a responsabilidade pela reversão deste cenário somente ao governo. É preciso que a sociedade como um todo participe e crie mecanismos de engajamento e transformação social. O futuro da humanidade depende de todos.
A proposta tem justamente, o objetivo de demonstrar, de forma mais aprofundada, um dos importantes mecanismos de utilização pela sociedade para impulsionar e dar mais efetividade ao desenvolvimento social, que são as organizações não governamentais (ONGs).
Traçaremos uma breve evolução histórica sobre o surgimento das ONGs no Brasil e no Mundo, conceituando e evidenciando as suas principais características e constituição, estabelecendo as diferenças de atitudes solidárias, filantrópicas e voluntárias.
Ainda dentro deste contexto, será abordado o tema da responsabilidade social, e de como a mudança de comportamento pode refletir positivamente nas questões sociais. Será dado um maior enfoque no tema da responsabilidade empresarial e de como isso tornou se um fator de competitividade para os negócios.
Por final, será apresentado