PROPOSTA DE BANCO DE DADOS PARA O CONTROLE DE FUNCIONAMENTO DE UMA ACADÊMIA
FUNCIONAMENTO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA
Adriela dos Santos
Marcos Antônio
Idelfran Martins
Samuel Maciel
Fabrício Jorge
André Tavares
Banco de Dados – Marcelo Leite
Centro Universitário do Norte
Rede de Computadores, turma: RCN03S1
Resumo
Este documento apresenta uma proposta de projeto de banco de dados para uma academia de ginástica que deseja manter um controle do seu funcionamento.
A proposta está representada em nível lógico, conceitual e físico. Por sete entidades e seus devidos atributos que são manipulados, de acordo com a necessidade para serem mostrados seus relacionametos, tabelas e comandos.
Usa-se o nível conceitual: MER (modelo entidade relacionamento), o nível lógico; diagrama de tabelas e atributos e nível físico; criação de tabelas em SQL. As tabelas em SQL são manipuladas por comandos básicos como: select, insert, update e delete.
Palavras-chave: Banco de Dados. MER. SQL.
Abstract
This document presents a proposal for a database project to a fitness facility you want to keep a control of its operation. The proposal is represented by seven entities and their attributes that are manipulated due, according to their need to be shown relacionametos, tables and commands. The conceptual level uses: MER (entity relationship model) and logical level; creating tables in SQL. The tables in SQL are handled by basic commands such as: select, insert, update and delete.
Keywords: Database. MER. SQL
Introdução
O modelo Relacional foi introduzido por Edgar Codd em 1970, como uma nova maneira de representação de dados. Tem como característica a independência dos dados em relação aos programas. Tornou-se comercialmente popular devido a essa simplicidade de não ser necessário estruturas adicionais para sua representação. É um modelo formal, baseado na teoria matemática das relações. A Linguagem SQL - Structured Query Language – que foi desenvolvida originalmente pela IBM e tornou-se a linguagem mais usada para