PROPOSTA DE AULA GILMARA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA I
PROFESSORA: GILMARA MEIRA
ALUNO: ANTONIO FÁBIO DO NASCIMENTO TORRES
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA
1 – Introdução O ensino da matemática é muitas vezes tido como algo difícil de ser trabalhado. Crianças e até mesmo adultos relatam suas dificuldades em aprender e lidar com a matemática. Professores questionam como ensinar essa disciplina, sendo que muitas vezes enfrentam adversidades como a falta de interesse dos alunos, a falta de material didático, apoio das escolas e desvalorização do profissional de educação no mercado de trabalho. Podemos elencar inúmeros fatores que dificultam a aprendizagem em matemática, mas preferimos aqui, nesta proposta, centralizarmos nossa atenção para um facilitador da aprendizagem: o jogo matemático. Sempre que trabalhamos com uma proposta diferente em sala de aula, como a utilização de jogos, temos um desafio de sair da aula tradicional expositiva e explorar o lúdico e o intuitivo. Não estamos querendo dizer que a utilização dessa ferramenta de aprendizagem seja sempre bem sucedida, mas é uma alternativa capaz de modificar o olhar das pessoas frente a tão temida matemática. Nesta proposta, iremos trabalhar o assunto de notação científica, mais apropriada para alunos do 1º ano do ensino médio.
Trabalhar com notação científica se faz necessário quando temos de representar números ou muito grandes ou muito pequenos. Na física e na química estes números são frequentes e o aluno deve ter habilidade de trabalhar com eles.
2 – Objetivos
Relembrar o conceito de notação científica, aplicações, noções de aproximação, potenciação e estimular ao aluno a trabalhar com números em notação científica sempre que esta for de mais fácil tratamento.
3 – Metodologia
Utilizaremos aqui o jogo Comando, que é um tabuleiro com 30 cartas, cada uma com um número que varia de zero até 9. Cada jogador terá direito a utilização de 3 cartas, que serão cedidas