Proposta comercial
FIRENZE ELETROINFORMÁTICA PROPOSTA PROMOÇÃO
CURITIBA
2010
Trabalho realizado para a disciplina de Comportamento do Consumidor, do curso Gestão de Pequenas e Médias Empresas, turma TGE083C, da Faculdade OPET.
Professor: Luciano Castro
CURITIBA 2010
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO
2. SEGMENTAÇÃO
A segmentação de mercado permite que a empresa direcione seus esforços para atender seu público alvo utilizando mecanismos direcionamos a este público. Kotler (2000) define: “Segmentação de mercado como o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra”. Para o processo de segmentação da Firenze Eletroinformática foram utilizados dados da pesquisa WebShoppers 22ª edição realizado pela e-bit e informações contidas em seu site, e dados retirados da Pesquisa TIC DOMICÍLIOS 2009 - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil, realizada pelo do Comitê Gestor da Internet no Brasil – cgi.br .
1. DADOS DEMOGRÁFICOS
Segundo o estudo realizado pela e-bit no primeiro semestre de 2010, 55% dos consumidores virtuais provenientes ou influenciados por redes sociais são mulheres e no comércio eletrônico em geral são 50% homens e 50% mulheres. Quando se diz respeito à idade, os compradores provenientes de redes sociais são, em média, 07 anos mais jovens que os compradores do mercado virtual: 34 anos contra 41. No primeiro semestre de 2010, a consultoria registrou a entrada de 2,4 milhões de consumidores para o mundo das compras virtuais elevando a base dos clientes que já fizeram ao menos uma aquisição pela internet chegar a 20 milhões de pessoas. 60% destes novos consumidores possuem renda de até três mil reais, e são 30% da fatia dos que já compraram virtualmente. E de acordo a TIC DIMICÍLIOS 2009,