Pronomes
“VIOLÕES”
EXISTEM NO MERCADO DOIS TIPOS DE VIOLÕES, OS ACÚSTICOS E ELÉTRICOS E COM ELES UMA SÉRIE DE ACESSÓRIOS CORRESPONDENTES E ESPECÍFICOS PARA CADA UM DELES.
1. TARRAXAS: EXISTEM APENAS DOIS TIPOS NO MERCADO: PINO FINO USADAS EM VIOLÕES COM CORDAS DE AÇO E PINO GROSSO USADAS EM VIOLÕES COM CORDAS DE NYLON.
2. VIOLÃO NYLON E AÇO: OS VIOLÕES VINDOS DE FÁBRICA COM CORDAS DE NYLON NÃO PODEM SER ADAPTADOS PARA AÇO E VICE-VERSA PELA INCOMPATIBILIDADE DE PEÇAS, POIS PODEM DANIFICAR OS INSTRUMENTOS NO CASO DO VIOLÃO NYLON E NÃO TER UM BOM DESEMPENHO NO CASO DAS CORDAS DE AÇO. NO CASO DO CLIENTE QUERER FAZER A SUBSTITUIÇÃO DAS MESMAS ESTES REQUISITOS DEVEM SER FRISADOS NA HORA DA VENDA.
3. CORDAS AÇO E NYLON: VIOLÕES NYLON GERALMENTE ACOMPANHAM CORDAS TENSÃO LEVE, TENDO O TENSOR ACEITAM CORDAS TENSÃO MÉDIA E ALTA. VIOLÕES AÇO GERALMENTE ACOMPANHAM CORDAS 009, TENDO O TENSOR ACEITAM CORDAS TENSÃO 010, 011 E 012 QUE PRODUZEM UM SOM MAIS PESADO.
4. TENSOR: OS TENSORES SÃO USADOS PARA REGULAR A TENSÃO DO BRAÇO, UMA VEZ QUE O INSTRUMENTO EMPENE, ELE PODE SER REGULADO NOVAMENTE PELO TENSOR, BASTA QUE O USUÁRIO LEVE-O PARA UM LUTHIER.
5. CAPTADORES E EQUALIZADORES: EXISTEM VÁRIOS TIPOS DELES NO MERCADO, DESDE O MAIS COMUM COMO O DE RASTILHO AOS MAIS SOFISTICADOS COM EQUALIZADOR DE 2,3 OU 5 BANDAS EMBUTIDOS, MAS TODOS DEVEM SER ADAPTADOS POR UM LUTHIER, POIS EXISTEM “MACETES” QUE SÓ UM PROFISSIONAL DA ÁREA PODE FAZER UMA BOA ADAPTAÇÃO NOS MESMOS.
6. PESTANAS E RASTILHOS: ASSIM COMO ÀS CORDAS, PESTANAS E RASTILHOS SÃO COMPATÍVEIS APENAS COM AS CODAS UTILIZADAS NOS VIOLÕES, NO ATO DE TROCA DAS CORDAS ESTAS PEÇAS TAMBÉM DEVERÃO SER TROCADAS OU “LIMADAS” PELO USUÁRIO.
7. CAVALETE: POSICIONADO NA PARTE INFERIOR DO INSTRUMENTO, É UTILIZADO PARA APOIAR AS CORDAS, SEJAM ELAS AÇO OU NYLON E COM OU SEM BOLINHA.
“PERGUNTAS MAIS FREQUENTES”
1. QUAL O MELHOR VIOLÃO PARA INICIANTES?
2. POSSO TROCAR AS CORDAS PARA AÇO LOGO