pronome
Quando se usar o verbo ser, ou o verbo estar, com algum adjetivo, como necessário ou proibido, este (o adjetivo) só concordará em gênero (masculino, feminino) e número (singular, plural) com o substantivo, quando anteriormente a este (ao substantivo) houver algum elemento modificador (artigo, pronome...). Caso contrário, ou seja, se não houver elemento modificador do substantivo, o adjetivo ficará na forma masculina, singular. Veja alguns exemplos:
- É proibido entrada. Não há elemento modificador do substantivo entrada, por isso o adjetivo proibido fica na forma masculina, singular.
- É proibida a entrada. Há o artigo feminino, singular, a, modificando o substantivo entrada, por isso o adjetivo proibido concorda com ele: proibida.
A quem esta entrada é proibida? Há o pronome demonstrativo feminino, singular, esta, modificando o substantivo entrada, por isso o adjetivo proibido concorda com ele: proibida.
- É necessário paciência. Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular.
- É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária. - Aos vestibulandos é proibido angústias. Não há elemento modificador do substantivo angústias, por isso o adjetivo proibido fica na forma masculina, singular. - Aos vestibulandos são proibidas as angústias. Há o artigo definido feminino, plural, as, modificando o substantivo angústia, por isso o adjetivo proibido concorda com ele: proibidas. A frase apresentada pode, então, ser corrigida de duas maneiras diferentes: - É necessária a perseverança ao Governo.
- É necessário perseverança ao Governo
Nós, brasileiros, elegemos algumas palavras como carrascos da ignorância. “Menos” é uma delas. Qualquer cidadão com um pouco de cultura sabe que o vocábulo “menas” não deve ser utilizado por ser inadequado ao padrão culto da