Promoção, prevenção e proteção
Nível aonde estão em conjunto de medidas de ações que são destinadas ao período que antecede o aparecimento da doença. Dentre elas podemos destacar: o saneamento básico, a vacinação e o controle de vetores (agentes transmissores de doença).
Prevenção secundária São medidas visam impedira evolução de doenças já existentes como forma de evitar suas complicações. Procedimentos como os exames periódicos eu autoexame da mama, entre outras tem sido eficazes para diagnostica precave a evitar o agravamento da doença.
Prevenção terciária Neste nível as ações são voltadas à reabilitação do indivíduo após a cura e o controle da doença, para que ele se enquadre a nova condição de vida. São exemplos dessas medidas: fisioterapia, a terapia ocupacional e a colocação de próteses.
São inúmeras as medidas de prevenção que estão a nossa disposição. Elas devem ser encorporadas a nossa rotina diária pois são fundamentais para a preservação da nossa saúde.
Serviços públicos de saúde oferecidos pelo poder público na sua promoção prevenção e proteção?
Temos como exemplo de promoção, campanhas promovidas pelo ministério da saúde como em específico: câncer de mama, câncer de próstata, HPV em jovens, HIV, vacinação infantil. Podemos definir exemplos de prevenção como: saneamento básico, vacinação e ações para prevenir a infecção por HIV como distribuição gratuita de preservativos ou de siringas descartáveis PALAVRA pendentes.
Promoção O objetivo da promoção, é promover a defesa do interesse público na assistência suplementar a saúde, regulando as operações setoriais, inclusive quando as suas relações com prestadores e consumidores, construindo para o desenvolvimento das ações de saúde.
Prevenção É a função que desenvolve um conjunto próprio de medidas, para evitar a instalação da doença ou para reduzir os danos que possam surgir em consequência dela.
Proteção da saúde do trabalhador
O trabalhador pode provocar