Promoção da conscientização da importância da participação da família no crescimento e desenvolvimento das crianças com transtorno mental atendidas no CAPS Geral de Sobral-CE
1.1 Contextualização do Objeto de Estudo
A saúde é um bem coletivo conforme está garantido na Constituição Federal: “A saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. Partindo desse pressuposto todos tem direito ao atendimento e tratamento das doenças e agravantes de saúde, sendo que todos os segmentos populacionais devem ser atendidos, em especial, idosos, mulheres e, principalmente, crianças, a qual é o nosso foco de atuação.
A promoção da saúde integral da criança e o desenvolvimento das ações de prevenção de agravos e assistência são objetivos que, para além da redução da mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida para a criança, ou seja, que esta possa crescer e desenvolver todo o seu potencial (BRASIL, 2004).
Existem vários fatores que devem ser considerados quando se fala em saúde mental de crianças, mas o que mais se destaca é o âmbito familiar. Desse modo deve-se considerar “a forma como assiste à família, sua relação com o neném, a maneira como essa família se dispõe a cuidar da criança, seu percurso escolar desde os primeiros anos, enfim, como essa criança é recebida e “endereçada” ao mundo, são fatores fundamentais para a saúde mental. Nesse contexto, todos os profissionais que atuam na rede de cuidados, que se relacionam com a família, com a criança e com a escola (desde a educação infantil) têm responsabilidade em zelar também por sua saúde mental” (BRASIL, 2004).
Atualmente no Brasil existem equipes especializadas no atendimento aos pacientes, incluindo crianças, com transtornos mentais. As equipes de saúde mental, as quais então centradas no novo modelo de atenção aos pacientes com transtornos metais severos, os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas.
Os CAPS constituiem-se de uma porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde