projetos eletricos
1. APRESENTAÇÃO
O presente memorial tem por finalidade orientar a execução das instalações elétricas da edificação abaixo:
Tipo da Edificação: Residencial
Número de pavimentos: 02 pavimentos
2. NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA
As instalações deverão ser executadas de acordo com as plantas em anexo, obedecendo às indicações e especificações constantes deste memorial, bem como as determinações das normas:
NBR 5410/2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão;
E3210001 (CELESC) – Padronização de Entrada de Energia Elétrica de Unidades Consumidoras de Baixa Tensão.
Ainda, todos os materiais especificados e citados no projeto deverão estar de acordo com as respectivas normas técnicas brasileiras de cada um.
3. ENTRADA DE ENERGIA
Níveis de Baixa Tensão
Tensão nos bornes secundários do transformador: 380/220V.
O suprimento de energia por parte da concessionária local (CELESC) será realizado a partir da rede secundária de distribuição. Da rede secundária, a partir de um poste determinado pela concessionária, partirão 4 condutores, sendo 3 fases e um neutro, que irão interligar a rede de distribuição ao ponto de entrega. Esse ponto de entrega consiste no poste da residência, onde irão descer 4 condutores, constituindo o ramal de entrada.
4. MEDIÇÃO
O quadro de medição será embutido no muro da própria residência. O medidor de energia elétrica, que se localiza dentro do quadro de medição, é interligado ao ramal de entrada.
5. ALIMENTADOR DOS QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO
O circuito que alimentará os quadros de distribuição sairá do medidor por meio de um eletroduto de PVC rígido, enterrado no solo.
6. QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO
Serão instalados dois quadros de distribuição na residência, um no andar inferior e o outro no andar superior.
Os dois quadros têm por finalidade abrigar as proteções e dar origem aos circuitos de distribuição, devendo ter capacidade para acomodar os disjuntores e